Ir ao conteúdo

Executar comandos em um computador remoto

Atualizado pela última vez em 11/08/2021

Salve galerinhaaaa, Tudo certo com vocês?

Semana passada eu estava com um problema enorme na empresa onde trabalho, lá utilizamos IP estático, e temos um IP especifico onde utilizamos para dar manutenção nas maquinas que precisam de acesso a internet sem o proxy, já que todas as outras maquinas são bloqueadas o acesso pelo Squid.

Então fui utilizar esse IP especifico e descobri que ele ja estava em uso, e não sabia onde ele estava sendo utilizado, logo dei um “google” para descobrir como mudar esse IP sem saber qual é a maquina física. Logo encontrei esse comando mágico onde consigo executar comandos em uma maquina remota (ala um SSH, só que em ambiente Micro$oft)

psexec \\<host ou IP> <comando a ser executado>

Por exemplo, o comando que utilizei ficou assim:

psexec \\micro26 powershell

Esse comando ele vai conectar com a maquina especificada, e executar o comando que vem no argumento seguinte. Ps. Utilizei ele utilizando um computador conectado a uma rede AD com um usuário com privilégios de Adm no domínio. Não sei como deve se comportar em um ambiente de “Grupo de Trabalho”, se alguém souber, comenta ai!

Ah, só um detalhe que estava esquecendo, o psexec faz parte do Sysinternals Suite da Microsoft, um pacote onde temos alguns comandos com poderes incriveis para Administradores de Rede, e de Domínios ADDC.

Se quiserem saber mais sobre o Sysinternals Suite deixe um comentário nesse post para que eu possa fazer outros, mostrando outras ferramentas desse pack lindo <3

Publicado emSuporte