Ir ao conteúdo

Alterar nome de computador remoto

Atualizado pela última vez em 11/08/2021

Salve galerinhaaaa, Tudo certo com vocês?

Trabalho como técnico em informática a quase 7 anos em uma indústria na cidade onde moro, e desde quanto entrei aqui tentamos fazer uma padronização de todos os processos de TI que temos.

E uma dessas padronizações, é a do nome das maquinas, como sequencial, porém a vezes que não lembramos o ultimo nome que utilizamos então acabamos colocando um aleatório só para poder adicionar o micro no domínio e falamos “depois eu troco”, más esse dia nunca chega.

Quando fui fazer uma mudança no DNS do AD, vi a baderna que estava do nome das maquinas, então eu decidi arrumar isso. Porém ir de maquina em máquina não é uma boa opção, então pesquisei sobre “como alterar um nome de computador remotamente”, e achei essa ferramenta linda e maravilhosa chamada “netdom

Netdom é uma das ferramentas que podem ser encontradas no RSAT (Remote Server Administration Tools) ou Ferramentas de Administração de Servidor Remoto. Que pode ser baixado no botão abaixo, ou se preferir pesquise no google “RSAT <Versão do Windows>”

O comando que utilizei para alterar o nome do computador pelo powershell ou cmd foi:

netdom RENAMECOMPUTER <ip/nome computador antigo> /NewName:<nome computador novo> /ud:DOMINIO\USUARIO /PasswordD:SENH

Exemplo na prática:

netdom RENAMECOMPUTER micro00 /NewName:micro01 /ud:contoso.local\Administrador /PasswordD:@C0ntos0#

Se quiser forçar o reboot da máquina, o argumento /REBOOT deverá ser adicionado ao comando. Caso receba mensagem de que não foi possível executar devido a algum processo, use também o argumento /FORCE.

Se quiserem saber mais sobre o RSAT deixe um comentário nesse post para que eu possa fazer outros, mostrando outras ferramentas desse pack lindo <3

Publicado emSuporte